SOBRE
"Escrever é uma expressão, assim como falar, escrever é uma coisa dada. Assim um dom. Não quero dizer talento, instrução, bobagens como essas. Quero dizer, escrever, como falar, é um dom pessoal: cada pessoa escreve e cada pessoa fala diferente: mesma palavra, vozes diferentes. Então, pode haver sentido num trabalho que se resume em escrever como se isso não fosse parecido como parir e como se não fosse um pedaço nosso arrancado todos os dias em grandes fatias?"
(João Ubaldo Ribeiro)
​
A frase supracitada, do estupendo e inimitável escritor baiano, nos deixa a possibilidade de refletir profundamente acerca da escrita. A provocação imposta pela indagação sugere uma análise do quão desafiador é escrever. Ao mesmo tempo, quanto mais laboriosa é a arte de escrever, mais motivação ela dá a quem escreve. Foi levando em consideração os riscos e os prazeres envolvidos em um projeto voltado à divulgação literária que, aos dez dias do primeiro mês do ano da graça de dois mil e vinte, realizou-se a reunião de criação da Revista Enforcadense de Literatura (REL) e do Grupo Enforcadense de Estudos Literários (GEEL). O GEEL tem a finalidade de divulgar os aspectos culturais do município de Nossa Senhora das Dores – SE, além de promover e estimular a produção científica nas demais áreas do conhecimento.
​
Reconhecendo a importância e a indispensabilidade da literatura no desenvolvimento social, reafirmamos o nosso compromisso com as letras e esperamos instigar cada leitor a vislumbrar as maravilhas que a escrita pode nos proporcionar.
​
Prof. Jailton Filho
Presidente do GEEL
​
​
E-mail: geelrel@hotmail.com