Por Jailton dos Santos Filho*
Valho-me da locução latina que intitula este texto e que significa "eu aprendo ao ensinar", para tecer algumas palavras sobre a classe de profissionais mais importante de uma sociedade: OS PROFESSORES. Homens e mulheres que carregam a missão de perpetuar seus ensinamentos através do compartilhamento de ideias. Pessoas que enxergam na arte do ensino a forma mais eficaz de construir uma nação.
Em face às indagações acerca do que fazer para vivermos em harmonia, o papel do professor é indispensável e insubstituível. A presença ativa desses profissionais da educação transforma a vida dos agraciados pelos ensinamentos compartilhados, pois dentre outras coisas, o professor é espelho. Como resultado da imagem refletida se tem a(s) semente(s), isto é, aqueles que foram inspirados a seguir o mesmo caminho, sendo os frutos de uma inspiração e que inspirarão outros, num ciclo perpétuo.
Dentre todas as dificuldades enfrentadas diariamente, a chama do conhecimento permanece acesa graças ao combustível gerado pelo giz que (re)produz o pensamento que será (re)produzido. Professor é sinônimo de humildade. É saber que não se sabe nada de tudo aquilo que poderia ser sabido e o pouco que se sabe deve-se ao saber que foi compartilhado.
Cientes da nossa condição humana e fraterna, valorizemos os profissionais que estão na salas da vida, nossa maior escola, a qual não se sustenta sem os ensinamentos diários recebidos pelos professores. Percebamos que nossa origem questionadora deve-se à natureza da indagação, a qual necessita de uma noção cognitiva que é elucidada por todos que abraçam a dúvida como lema de existência. Saber é duvidar. Abracemos a causa da educação. Unamo-nos aos Professores, os quais não deixam definhar o sentido de viver.
*Professor, Físico e Presidente do GEEL.
Comments